quinta-feira, 27 de março de 2014

MANIFESTO

É triste e temerário que a população brasileira trate a mulher como culpada de uma estereotipização tão absurda. Ela não deve ser responsabilizada por ser violentada, de forma alguma, em circunstância nenhuma.

Então, com foco mais diretamente no homem, façamos uma comparação bem tosca para que a maioria dos machistas, que acham que a mulher é culpada pela violência que sofre, possa entender, também numa visão espereotipada.

Suponhamos que você, homem, estudou muito para conseguir um ótimo emprego e com ele ter dinheiro para comprar um baita de um carrão importado. Quando consegue, logo pensa "eu ralei a vida toda, então tenho todo o direito de fomentar meus sonhos e desejos". Ótimo! Então, com essa mesma linha de raciocínio, comece a considerar o seguinte. A mulher, que também se dedica e é vaidosa, que faz dieta, exercícios físicos e se veste de forma a sentir-se bem, segura da sua feminilidade e com autoestima elevada, não merece sair livremente por aí, desfilando sua graciosidade, beleza e sensualidade sem ser perturbada? Afinal de contas, ela também fez por merecer, muito, e tem todo o direito de ser mulher.

Há, nesse ponto, quem alimente o argumento pífio de que a mulher sai quase nua e por isso "pede" para ser estuprada. Ora, isso é comparável ao homem que compra um carrão e, por isso, "pede" para ser assaltado. Ambos são pensamentos típicos de gente atrasada. E reparem que disse gente, pois a opinião coletiva sobre a culpabilidade da mulher em sofrer violência sexual não vem apenas dos homens. Vamos mal como sociedade... muito mal.

Nudez faz parte do sexo, mas não é só sexo e é acima de tudo arte divina! Essa tal conversa de que o jeito de se vestir da mulher é provocante é apenas um reflexo do quanto a sociedade, principalmente a brasileira, está mergulhada no machismo. Além disso, fica evidente a fragilidade do homem, pois mostra falsa fraqueza em conter seus impulsos de macho reprodutor e de como ficou para trás no quesito evolução.

Contudo, essa postura social expõe a forma como passamos a ver as mulheres por uma perspectiva completamente errônea e reduzida. É claro que a exposição e exploração do corpo feminino pela mídia às vezes extrapola o senso comum, porém de nada adianta abraçar essa noção do que é bom para todos quando a concepção das pessoas não é benéfica a ninguém! Ainda, nem de longe a exposição do corpo feminino justifica a violência sexual. Esse reflexo do comportamento machista da sociedade, principalmente pelos homens, não permite que usem a exposição da mulher como justificativa para a falta de controle dos impulsos de macho. Principalmente em se tratando do homem como um ser (i)racional que naturalmente é resistente à assistência psicológica necessária para lidar com a insensibilidade de trabalhar esses instintos.

Portanto, qualquer homem é muito mais do que impulso sexual primitivo. Evoluímos justamente para aprender com as mulheres. Não cabe a postura de que a violência sexual às mulheres é culpa delas. É dos homens toscos e dos desejos e impulsos que eles fomentam, da sua natureza destrutiva e por se comportar de forma obtusa, aquém daquilo que os fariam evoluir.

Se a mulher tem seus encantos cabe à sociedade e principalmente ao homem ir além da mediocridade e aprender a preservar e admirar a mulher em toda sua complexidade, como se fosse o que realmente é: um ser cativante que a cada mínima peculiaridade observada deveria ser exaltada como virtude da maior dádiva celestial a mostra aos seres humanos.

Nenhum comentário: